domingo, 1 de dezembro de 2013

Patrimônio da Itália não recebe cuidado adequado

Essa semana vi uma notícia muito triste na Folha de São Paulo: o patrimônio cultural da Itália não recebe o tratamento adequado.
Eu já havia sentido falta de diversos sites oficiais de alguns lugares que visitei na última viagem. Acabei encontrando informações em blogs de pessoas que já estiveram por lá.
O país conta com a maior parte das obras que constam na lista dos chamados Patrimônios Mundias da UNESCO e tem o turismo como uma atividade extremamente importante de sua economia.

Abaixo, segue a reportagem:

"A Itália abriga tesouros artísticos e arqueológicos, da "Última Ceia" de Da Vinci às ruínas de Pompeia, mas o primeiro censo dos museus, monumentos e lugares históricos italianos mostra que o país não explora como poderia o seu patrimônio cultural.

Somente metade dos museus do país tem um site, os conteúdos dessas instituições costumam não ser identificados e os visitantes são poucos se comparados a outros lugares, de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (28).
Os 15 principais museus e lugares históricos italianos, como o Fórum Romano, a Galleria degli Uffizi de Florença e a cidade de Pompeia, tiveram menos de 1 milhão de visitantes cada um em 2011, de acordo com o censo. O Louvre, na França, teve 9,7 milhões no ano passado.
O estudo foi divulgado semanas depois de o governo lançar um pacote para incrementar o setor cultural que, acredita-se, pode ajudar a economia atualmente em crise. O relatório da agência nacional de estatística indica, porém, o tamanho do desafio.
O pacote de outubro inclui um plano para resgatar Pompeia, uma cidade preservada em uma erupção vulcânica há 2.000 anos e considerada em estado de emergência em 2008 por causa de saques, danos e falta de manutenção.
O turismo é vital para a economia da Itália, país que tem o maior número de lugares considerados patrimônio mundial pela Unesco. O setor corresponde a 10% do Produto Interno Bruto e emprega 2,7 milhões de pessoas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário