segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Europa 2013 - O retorno

Primeiro post de volta ao Brasil!


Nossa, essa viagem para a Europa foi muito boa! Conheci vários lugares novos e surpreendentes! Minha coleção de ímãs de geladeira só está aumentando!
Confesso que a volta das férias não é fácil. Cheguei ontem (domingo) na hora do almoço em casa, exausta do avião, aeroporto e etc. E hoje (segunda) já voltei ao trabalho! Tive um compromisso à noite e só cheguei em casa às 22h! Que vida corrida! E ainda tem mala de 1 mês de roupa suja para lavar! hahaha

Em breve começarei a contar o passo-a-passo da viagem! Com muitas dicas e histórias!
Foi uma viagem bem intensa, diferente das outras que eu tinha feito. Alugar carro realmente faz diferença na viagem quando se pretende conhecer várias pequenas cidades. Ajudou muito!
Tivemos algumas pequenas alterações no roteiro. Nada que comprometesse a viagem, claro! Mas ficaram pendências para o futuro!

Podem me chamar de louca, insana, mas as férias de 2014 já estão sendo devidamente planejadas!!! Em breve, mais notícias no blog!


Mas, voltando ao que interessa....
No próximo post, começo a contar no detalhe como foi a viagem Europa 2013 com muitas fotos, dicas e histórias!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Europa 2013 - A "Última Ceia", Leonardo da Vinci

Hoje, finalmente, fui conhecer a "Última Ceia", famigerada pintura de Leonardo da Vinci.
Como falei anteriormente no meu post sobre Milão, para entrar no local é necessário reservar antecipadamente. A pintura fica no antigo convento da igreja Santa Maria Delle Grazie.

Eu em frente à Santa Maria Delle Grazie
Pois bem, hoje me senti muito, mas muito surpresa! Esse passeio me deixou chocada!!!

O e-mail que recebi de confirmação da reserva dizia para chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado. Meu horário era 14h30 e chegamos às 14h. Fomos atendidos rapidamente. Eu entreguei a confirmação que eu havia impresso e recebi os tickets. Decidimos pedir o audioguide também. E lá se foram mais 3,50 euros por pessoa. Mas valeu muito a pena!
Antes de entrar no local, há algumas informações expostas nas paredes sobre o convento.

Primeiro Choque: A "Última Ceia" não é um quadro, é uma pintura feita na parede do antigo refeitório do convento!!! :O
E quase que o convento veio abaixo com um bombardeio durante a Segunda Guerra. Por pouco não se perdeu a obra de da Vinci. A pintura já passou por vários processos de restauração, a última foi em 1999.

Bem, hora de entrar. É proibido tirar fotos, claro!
São poucas pessoas que entram por vez. Todos ficam espremidos entre 2 portas de vidro. Para abrir uma, a outra é fechada. 

Dentro do convento
A hora que entrei, levei um susto! Era o refeitório! É uma sala retangular na qual do lado direito estava a pintura! Do lado esquerdo estava uma outra pintura de Jesus crucificado.

Segundo Choque: Ouvindo o audioguide descobri que no século XVII, foi aberta uma porta na parede. E o topo desta porta pegava justamente o meio da pintura. Desta forma, os pés de Jesus sumiram!!! A porta agora está fechada. É apenas uma parede rebocada!

A "Última Ceia" de Leonardo da Vinci foi pintada de 1494 a 1498.
Detalhe no meio da parede rebocada que tirou os
pés de Cristo da figura!
Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.

Terceiro Choque: A pintura está muito deteriorada. Percebe-se que no local existiam muitas outras pinturas, mas não existem mais. Talvez por conta do bombardeio, tenham sido destruídas.

Acima da pintura conhecida existem mais pinturas,
mas estão ainda mais deterioradas.

Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.

Quarto Choque: Havia uma explicação na sala sobre quem era quem no quadro. Juro que eu achava que Judas era uma outra pessoa (o que está escondendo uma faca nas mãos, mas aquele é Pedro!)

Olha só quem é o Judas, está escrito Giuda em italiano!
Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.

Quinto Choque: após exatos 15 minutos, nos expulsaram de lá! O tempo de visita é de 15 minutos e só! Por isso, eu nem consegui ver direito a pintura que estava do lado oposto!

Essa é a outra pintura do refeitório:
"Crucificação" de Giovanni Donato Montorfano de 1495

Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.
Esse passeio foi esclarecedor! Confesso que sai de lá me achando muito desinformada! "Vivendo e aprendendo", né?

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Europa 2013 - Alteração no Roteiro

E a viagem entrou na última semana! Snif, snif! Quero mais!

Tivemos que fazer uma alteração no roteiro para os dias de ontem e hoje.
Eu havia comentado no meu post sobre Milão que iríamos assistir ao jogo Inter x Fiorentina no dia 25. No entanto, o jogo foi alterado para o dia 26, como eu havia falado em outro post. Bem, esse jogo não conseguirei ver mesmo, pois já estarei em NY. Mas eu queria ver um jogo no San Siro de qualquer forma. É por isso que comprei ingressos para ver Milan x Napoli no dia 22 (ontem). Só que eu estava em Turim!

O que fizemos: 
Passamos o dia em Turim (vou depois fazer um post especial sobre essa visita, a cidade me surpreendeu muito, adorei!) e no final da tarde, pegamos a estrada rumo a Milão. Fizemos check-in no hotel, pegamos os ingressos que compramos e foram entregues no hotel e fomos para o jogo! Foi muito legal!

Nós no jogo do campeonato italiano Milan x Napoli
no famoso estádio San Siro em Milão!
Momento histórico: primeira vez na carreira
que o Balotelli perde um pênalti!
Qual foi a conseqüência:
O jogo acabou quase 23h. Daí saímos para comer, pois não havíamos jantado. Até jantar, tomar banho e tal, fui dormir quase 2h da manhã!
Hoje estava previsto irmos para Verona. Seriam 2 horas de viagem para ir e mais 2 para voltar. Eu estou acordando quase todos os dias às 6h da manhã para dar conta de todos os passeios que estamos fazendo em tantas cidades diferentes. Decidimos, então, que seria mais prudente, ficar em Milão e ter um dia leve de passeios. 
Devolvemos o carro hoje (com um dia de antecedência), passamos na estação Milano Centrale para retirar o Milano Card que eu havia comprado pela internet e aproveitamos para passear pelo centro de Milão!

Paulo devorando bruschettas!

Meu almoço: penne ao molho de salmão

Via Dante e, ao fundo, o Castelo!

O lado triste da história é que não conheceremos Verona nesta viagem. Ficará para uma outra oportunidade...

Logo mais atualizo o blog com todas as novidades da viagem!

sábado, 14 de setembro de 2013

Europa 2013 - Trem noturno de Colônia para Praga

Olá diretamente do trem noturno de Colônia para Praga às 0h14 (horário local – no Brasil são menos 5 horas) do dia 14/09. Aproveitei para escrever para o blog neste dia já que pela primeira vez estou com mais tempo! Infelizmente, no trem não há conexão com a internet. Assim que eu chegar no hotel de Praga e conseguir me conectar vou postar isso que estou escrevendo agora.
Ao embarcar neste trem fomos avisados que a chegada em Praga ao invés de ser 9h26 conforme previsto, será 11h26!!!
Isso atrasará minha programação do dia que incluiu a Ponte Carlos, o Complexo do Castelo de Praga e a região do Vysehrad, conforme já postei anteriormente no blog (aqui). Estou achando que este último acabará ficando de fora.

Para quem tem curiosidade para saber como é viajar em um trem noturno, aí vão algumas informações.
Gosto de viajar de trem noturno por alguns motivos, o principal é deslocamento + hospedagem em um único preço! Sempre reservo o vagão exclusivo para mim e para o meu marido no que é chamado primeira classe (com banheiro e chuveiro privativos) e camas (uma espécie de beliche). Assim temos mais liberdade para tomarmos banho, trocarmo-nos sem nos preocuparmos com desconhecidos e termos uma noite de sono melhor do que o avião na classe executiva que acabamos dormindo sentados. Outra vantagem é que você pode chegar com minutos de antecedência de partir o seu trem. No caso de avião, é necessário chegar com horas de antecedência (para fazer check-in, passar pelo detector de metais etc.) e muitas vezes o aeroporto é afastado da cidade. No caso do trem, a estação sempre é no centro da cidade, facilitando muito!

O espaço, no entanto, é bem reduzido e o preço é um pouco salgado (para duas pessoas fica o dobro de uma diária dos hotéis que costumo ficar). Mas para mim, vale a pena pelo fato de ser o pacote 2 em 1 mencionado anteriormente (meio de transporte + hospedagem juntos).

No vagão são disponibilizados (por pessoa):
-1 garrafa de 500 ml de água
-1 garrafa de 350 de vinho (não são todos os trens)
-1 travesseiro
-1 edredom
-1 cabide
-3 toalhas (2 de rosto e 1 mini toalhinha)
-1 vidrinho pequeno de shampoo/sabonete líquido
-1 copo de água para fazer bochecho ao escovar os dentes
-café da manhã (pão ou biscoto, manteiga, geléia, suco de caixinha, etc.)              

O banheiro é bem apertado. O chuveiro é também a torneira da pia! Para “abrir” a torneira, é necessário apertar um botão que faz a água sair por alguns segundos. Logo depois a água para de sair e é preciso apertar novamente. O banho, portanto, requer muita paciência e equilíbrio! Equilíbrio porque o trem chacoalha um pouco enquanto segue seu rumo. O vaso sanitário é semelhante ao encontrado em aviões (sem água).

Eu tirei a foto sentada na cama inferior.
Reparem os pezinhos do Paulo sentado na cama superior.

Escada para subir na cama superior e minha
bagagem no cantinho do vagão.

Vista do lado de fora já pela manhã em Praga!

Porta que leva para o pequeno banheiro.

Compartimento superior para colocar bagagem.
Pia com torneira/chuveiro. Para usar o chuveiro basta
deslizar a pia para que ela fique sob o vaso sanitário.

O vaso sanitário, estilo de avião.

Toalhas e água para escovar os dentes junto ao espelho.

Porta de saída para o corredor do vagão.
O trem também conta com o serviço de despertador. Você fala a hora que quer ser acordado para o fiscal do trem e no horário toca um alarme. Para desligar o alarme há um botão próximo aos botões que controlam a luz do vagão.
Dos trens noturnos que peguei na Europa, nenhum tinha wi-fi, o que é um sofrimento para uma viciada como eu! :)

Bem, acho que é isso! Agora vou dormir para recarregar as baterias para o longo dia de amanhã (já se foi 1 semana de viagem)!                                                

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Que última semana é essa?!

Meu Deus! Se no começo desta semana eu tivesse ideia do que estava por vir, me assustaria! Muita coisa acontecendo esta semana! Problemas no trabalho, pendências na viagem...

Ficando doida!!!

Bem, os problemas no trabalho eu não vou entrar no detalhe aqui, afinal, é um blog sobre viagens!!!

Vamos ao que interessa...questões da viagem!

1) Essa semana recebi um e-mail via Booking.com do meu hotel de Milão dizendo que meu cartão de crédito que utilizei na reserva estava inválido e que minha reserva seria cancelada dentro de 24 horas! Atualizei o número do cartão. No dia seguinte, recebo outro e-mail dizendo que novamente havia um erro! E lá vou eu de novo atualizar....Finalmente, no terceiro dia, tudo resolvido!
Aliás, tenho que elogiar absurdamente o serviço de ajuda ao cliente do Booking.com! É excelente! Recomendo cada vez mais este site! Nota 10!

2) E eu estava no final de semana imprimindo meus tickets, quando de repente mais que de repente acabou o papel A4. Muito bem, saí para comprar. Comecei a imprimir novamente. Quase nas últimas coisas, a tinta da impressora resolveu acabar! Esse problema ainda não foi resolvido!

3) Esse, com certeza, é o mais crítico dos problemas e ainda sem solução definida.
No meu post sobre Milão, comentei que eu havia comprado ingresso para assistir à partida entre Internazionale de Milão e Fiorentina. Segunda-feira recebi um e-mail do site Viagogo que o jogo havia sido postergado para o dia seguinte! Detalhe: eu estarei em Nova York no horário do jogo.
Entrei em contato com o site para explicar que não poderei comparecei. Até disse que caso necessário eu enviaria uma cópia da minha passagem de avião. Bem, nada adiantou. Eles me disseram que de acordo com as políticas do site, não poderiam fazer nada! Até pedi para trocar por outro jogo no dia que chego em Milão (Milan x Napoli), mas como o site é um mero intermediário entre compradores e vendedores, isso não é possível.

Resposta do Viagogo

A sugestão dada por eles é que eu coloque a venda o ingresso que comprei. O vendedor de quem eu comprei os tickets vai mandar para o hotel que eu vou ficar em Milão. Caso eu consigo vender antes, aviso o Viagogo e o vendedor manda para o novo comprador. Se eu não conseguir vender, fico com o "mico" na mão. Se eu vender depois que o vendedor já me mandou os tickets, eu teria que enviar para o novo comprador. Mas tenho receio de não conseguir enviar em tempo, já que só terei acesso aos tickets quando chegar em Milão! Olha só a confusão!!!

Espero sobreviver até sexta!!!