sábado, 14 de setembro de 2013

Europa 2013 - Trem noturno de Colônia para Praga

Olá diretamente do trem noturno de Colônia para Praga às 0h14 (horário local – no Brasil são menos 5 horas) do dia 14/09. Aproveitei para escrever para o blog neste dia já que pela primeira vez estou com mais tempo! Infelizmente, no trem não há conexão com a internet. Assim que eu chegar no hotel de Praga e conseguir me conectar vou postar isso que estou escrevendo agora.
Ao embarcar neste trem fomos avisados que a chegada em Praga ao invés de ser 9h26 conforme previsto, será 11h26!!!
Isso atrasará minha programação do dia que incluiu a Ponte Carlos, o Complexo do Castelo de Praga e a região do Vysehrad, conforme já postei anteriormente no blog (aqui). Estou achando que este último acabará ficando de fora.

Para quem tem curiosidade para saber como é viajar em um trem noturno, aí vão algumas informações.
Gosto de viajar de trem noturno por alguns motivos, o principal é deslocamento + hospedagem em um único preço! Sempre reservo o vagão exclusivo para mim e para o meu marido no que é chamado primeira classe (com banheiro e chuveiro privativos) e camas (uma espécie de beliche). Assim temos mais liberdade para tomarmos banho, trocarmo-nos sem nos preocuparmos com desconhecidos e termos uma noite de sono melhor do que o avião na classe executiva que acabamos dormindo sentados. Outra vantagem é que você pode chegar com minutos de antecedência de partir o seu trem. No caso de avião, é necessário chegar com horas de antecedência (para fazer check-in, passar pelo detector de metais etc.) e muitas vezes o aeroporto é afastado da cidade. No caso do trem, a estação sempre é no centro da cidade, facilitando muito!

O espaço, no entanto, é bem reduzido e o preço é um pouco salgado (para duas pessoas fica o dobro de uma diária dos hotéis que costumo ficar). Mas para mim, vale a pena pelo fato de ser o pacote 2 em 1 mencionado anteriormente (meio de transporte + hospedagem juntos).

No vagão são disponibilizados (por pessoa):
-1 garrafa de 500 ml de água
-1 garrafa de 350 de vinho (não são todos os trens)
-1 travesseiro
-1 edredom
-1 cabide
-3 toalhas (2 de rosto e 1 mini toalhinha)
-1 vidrinho pequeno de shampoo/sabonete líquido
-1 copo de água para fazer bochecho ao escovar os dentes
-café da manhã (pão ou biscoto, manteiga, geléia, suco de caixinha, etc.)              

O banheiro é bem apertado. O chuveiro é também a torneira da pia! Para “abrir” a torneira, é necessário apertar um botão que faz a água sair por alguns segundos. Logo depois a água para de sair e é preciso apertar novamente. O banho, portanto, requer muita paciência e equilíbrio! Equilíbrio porque o trem chacoalha um pouco enquanto segue seu rumo. O vaso sanitário é semelhante ao encontrado em aviões (sem água).

Eu tirei a foto sentada na cama inferior.
Reparem os pezinhos do Paulo sentado na cama superior.

Escada para subir na cama superior e minha
bagagem no cantinho do vagão.

Vista do lado de fora já pela manhã em Praga!

Porta que leva para o pequeno banheiro.

Compartimento superior para colocar bagagem.
Pia com torneira/chuveiro. Para usar o chuveiro basta
deslizar a pia para que ela fique sob o vaso sanitário.

O vaso sanitário, estilo de avião.

Toalhas e água para escovar os dentes junto ao espelho.

Porta de saída para o corredor do vagão.
O trem também conta com o serviço de despertador. Você fala a hora que quer ser acordado para o fiscal do trem e no horário toca um alarme. Para desligar o alarme há um botão próximo aos botões que controlam a luz do vagão.
Dos trens noturnos que peguei na Europa, nenhum tinha wi-fi, o que é um sofrimento para uma viciada como eu! :)

Bem, acho que é isso! Agora vou dormir para recarregar as baterias para o longo dia de amanhã (já se foi 1 semana de viagem)!                                                

Um comentário:

  1. Olá, Ana, seu post sobre o trem noturno de colonia a praga foi muuuuuito importante pra mim... será que vc poderia me dizer qual empresa vcs utilizaram? Agradeço muito se responder. flaviapontesfonseca@hotmail.com

    ResponderExcluir