terça-feira, 24 de setembro de 2013

Europa 2013 - A "Última Ceia", Leonardo da Vinci

Hoje, finalmente, fui conhecer a "Última Ceia", famigerada pintura de Leonardo da Vinci.
Como falei anteriormente no meu post sobre Milão, para entrar no local é necessário reservar antecipadamente. A pintura fica no antigo convento da igreja Santa Maria Delle Grazie.

Eu em frente à Santa Maria Delle Grazie
Pois bem, hoje me senti muito, mas muito surpresa! Esse passeio me deixou chocada!!!

O e-mail que recebi de confirmação da reserva dizia para chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado. Meu horário era 14h30 e chegamos às 14h. Fomos atendidos rapidamente. Eu entreguei a confirmação que eu havia impresso e recebi os tickets. Decidimos pedir o audioguide também. E lá se foram mais 3,50 euros por pessoa. Mas valeu muito a pena!
Antes de entrar no local, há algumas informações expostas nas paredes sobre o convento.

Primeiro Choque: A "Última Ceia" não é um quadro, é uma pintura feita na parede do antigo refeitório do convento!!! :O
E quase que o convento veio abaixo com um bombardeio durante a Segunda Guerra. Por pouco não se perdeu a obra de da Vinci. A pintura já passou por vários processos de restauração, a última foi em 1999.

Bem, hora de entrar. É proibido tirar fotos, claro!
São poucas pessoas que entram por vez. Todos ficam espremidos entre 2 portas de vidro. Para abrir uma, a outra é fechada. 

Dentro do convento
A hora que entrei, levei um susto! Era o refeitório! É uma sala retangular na qual do lado direito estava a pintura! Do lado esquerdo estava uma outra pintura de Jesus crucificado.

Segundo Choque: Ouvindo o audioguide descobri que no século XVII, foi aberta uma porta na parede. E o topo desta porta pegava justamente o meio da pintura. Desta forma, os pés de Jesus sumiram!!! A porta agora está fechada. É apenas uma parede rebocada!

A "Última Ceia" de Leonardo da Vinci foi pintada de 1494 a 1498.
Detalhe no meio da parede rebocada que tirou os
pés de Cristo da figura!
Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.

Terceiro Choque: A pintura está muito deteriorada. Percebe-se que no local existiam muitas outras pinturas, mas não existem mais. Talvez por conta do bombardeio, tenham sido destruídas.

Acima da pintura conhecida existem mais pinturas,
mas estão ainda mais deterioradas.

Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.

Quarto Choque: Havia uma explicação na sala sobre quem era quem no quadro. Juro que eu achava que Judas era uma outra pessoa (o que está escondendo uma faca nas mãos, mas aquele é Pedro!)

Olha só quem é o Judas, está escrito Giuda em italiano!
Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.

Quinto Choque: após exatos 15 minutos, nos expulsaram de lá! O tempo de visita é de 15 minutos e só! Por isso, eu nem consegui ver direito a pintura que estava do lado oposto!

Essa é a outra pintura do refeitório:
"Crucificação" de Giovanni Donato Montorfano de 1495

Foto ilustrativa, não foi tirada por mim.
Esse passeio foi esclarecedor! Confesso que sai de lá me achando muito desinformada! "Vivendo e aprendendo", né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário