sábado, 2 de novembro de 2013

Europa 2013 - Colônia

E pegamos a estrada logo pela manhã rumo à Colônia! Foram quase 4 horas de viagem, com duas paradas para que o Paulo pudesse tomar um cafezinho para acordar e reabastecer as energias.
A primeira coisa que fizemos ao chegar em Colônia foi passar em um posto de gasolina abastecer para devolver o carro na Sixt. Andamos dois quarteirões com a mala e demos de frente com a Catedral de Colônia!!! Foi só atravessar por dentro da Hauptbahnhof e pronto: nosso hotel estava lá!
Todo planejamento dos passeios em Colônia está neste post.

Na minha frente era o nosso hotel,
atrás a Hauptbahnhof e a Catedral de Colônia
Ficamos no hotel Best Western Köln. O quarto era extremamente pequeno, mas a vista da Hohenzollernbrücke (ponte mais famosa da cidade) e um pedacinho da Catedral compensavam! O café da manhã era bom e a internet conectava muito bem.

Vista da janela do quarto do hotel
Descansamos um pouco no hotel e saímos para almoçar e conhecer a Catedral. Já era por volta de 15h e não tínhamos almoçado. Comemos um sanduíche perto da Hauptbanhof mesmo. Até que tinha saído um solzinho e eu abandonei a malha de tricot e o cachecol...e me arrependi!

Lateral da Catedral

Na escadaria da lateral da Catedral. Ao fundo, a Hauptbahnhof.

Kölner Dom!!!

Lindos vitrais
O chão também é lindo!

Estávamos tão cansados por ter acordado cedo e enfrentado 4 horas de viagem que voltamos para o hotel para descansar. Neste dia nem jantamos. Capotamos na cama para descansar para o dia seguinte.
Acordamos cedo, tomamos café e fizemos check out do hotel antes de sair, deixando as malas lá para pegá-las mais tarde.
Como já mencionei em outro post durante a viagem, no final daquele dia seguimos de trem para Praga.

Bem, nossa primeira parada no dia seguinte foi, de novo, a Catedral! Mas foi só uma foto na frente e continuamos caminhando.

E fomos direto para a famosa loja 4711, aquela da água de Colônia!

Continuamos conhecendo o centro de Colônia...

Farina Haus

Ruínas no meio da cidade

Römerturm

Alter Market

Alte Rathaus ao fundo
Alte Rathaus

Praetorium

Seguindo em direção ao Fishermarket...

Eu no Fischmarket e a Groß St. Martin ao fundo
Antes de almoçar no Fischmarkt, fomos conhecer esta bela igreja de St. Martin. Aliás, nessa imensa igreja fomos assistir a uma missa maravilhosa com canto gregoriano! Simplesmente sensacional a acústica deste lugar!!!

Detalhe do Paulo assistindo à missa

Meu almoço

Almoço do Paulo! Essa carne de porco ao molho estava maravilhosa!
Arrependi-me de não pegar um prato igual!

Terminado nosso almoço no Fischmarket, caminhamos ao longo do rio Rhein (Reno) até chegar ao Museu do Chocolate que fica em uma pequena ilha.
Logo na entrada do Museu à esquerda fica uma lojinha de chocolates Lindt! Uma tentação.
O museu conta a história do chocolate, fala sobre o cacau, a produção, tem uma mini floresta tropical no seu interior, conta sobre o chocolate ter sido uma bebida da aristocracia. É um museu bem informativo. Há também uma fábrica da Lindt que permite degustar chocolate e até mesmo fabricar o chocolate customizado a pedido do visitante!

Caminhando ao lado do Rio Reno

Avistamos o Museu do Chocolate!

Atravessando a ponte para chegar à ilha aonde se localiza o museu.

Lojinha da Lindt

Paulo vendo uma parte da fábrica de chocolate

Saindo do Museu do Chocolate ficamos saboreando alguns chocolates que compramos lá dentro. Fomos a um Biergarten ao lado para tomar uma água. Eu estava com uma dor de cabeça terrível aquele dia e acabamos ficando à toa por lá mais de meia hora.
Depois de tomar um remédio para dor de cabeça, seguimos de volta às margens do Rio Reno.
O próximo passeio era atravessar o rio pela famosa Hohenzollernbrücke e ir até o prédio Köln Triangle para ver a cidade de cima!

Depois de uma longa caminhada, chegamos na ponte!
Até me assustei com a quantidade absurda de cadeados
 coloridos ao longo de toda a ponte!!!

Vista do rio de foto tirada em cima da ponte

E do outro lado da ponte, olha só a vista!!!

Seguimos para aquele prédio ali com um observatório
Vista espetacular! Imagina só em um dia ensolarado?
Encontramos lá em cima um brasileiro que estava
fazendo mochilão pela Alemanha e tirou essa foto para a gente.

Paulo caminhando pelo local

Voltamos sentido o hotel para descansarmos um pouco e usar o wifi. Recebi um e-mail da companhia de trem que parecia ter cancelado nosso trem!
Fomos até a Hauptbahnhof confirmar e, felizmente, pediram para ignorarmos o e-mail!
Já estava anoitecendo. Decidimos, então, jantar e tirar umas fotos da cidade à noite.

E o jantar foi em pé em uma barraquinha de Wurst
em frente à Hauptbahnhof!

A Catedral à noite é linda!

A ponte iluminada também fica lindíssima!!!

Quanto estávamos voltando para o hotel para pegar nossas malas, a surpesa: nosso caminho estava interditado! Alguém havia deixado uma mala abandonada ao lado da Catedral e a polícia cercou o local. Eu já havia visto a mala quando fomos tirar as fotos da Catedral iluminada e ela continuava lá quando voltamos. Acabou causando um transtorno para muita gente. Carros de polícia no local, entrada principal da Hauptbahnhof fechada...

Pegamos nossas malas e passamos em um McDonalds para o Paulo tomar um café. Logo em seguida subimos para a plataforma de embarque. Gostamos de chegar bem antes porque quando estivemos em Berlim em 2011 tivemos uma experiência não muito boa com trens, informações desencontradas, etc. Mas no final acabou dando tudo certo. De qualquer forma, não queríamos arriscar.

Bem, se eu não fico de olho poderíamos ter perdido o trem. Ele acabou atrasando um pouco, os letreiros eletrônicos nas plataformas eram um pouco confusos. Se eu não bato o olho na hora e vejo que tínhamos que pegar um trem que estava vindo de Amsterdam, nossa viagem poderia ter se complicado.

Propaganda? Imagina!

Plataforma de embarque aguardando o trem.

Quando chegamos dentro do trem descobrimos que chegaríamos 2 horas depois do previsto!
No próximo post vou contar como foi a experiência em Praga. Foi a primeira vez na vida que fui para um lugar em que não entendia nenhuma palavra!