segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Europa 2013 - Florença

Florença, com certeza, é uma das cidades mais interessantes a se visitar no mundo.
Uma cidade repleta de cultura e com belezas sem igual!
Tinha altas expectativas quanto o que iríamos encontrar na viagem, mas elas foram superadas.
Bem, no post sobre Praga comentei que contratamos um serviço de transfer que nos levaria ao aeroporto. Pegamos o avião e, em menos de 2 horas, chegamos à Florença. Já havia anoitecido. Ficamos pelo menos meia hora na fila do táxi. Não que tivesse muitas pessoas na fila (acho que tinha uma meia dúzia na nossa frente), mas na hora que chegamos não havia táxi no local destinado no aeroporto.
Quando chegou, uma música para os ouvidos: "Buona sera!" É tão bom escutar italiano!

Seguimos para o centro de Florença. Não demorou muito para chegar e vimos que o taxista se comunicava com alguém pedindo autorização para entrar na Piazza Duomo. Pois é, lá descobrimos que é fechada para carros e só com autorização carros entram no local. Foi surpreendente ver que nosso hotel é simplesmente ao lado do Duomo de Florença!!!
O elevador do hotel era muito antigo, daqueles que só podem 2 pessoas por vez. Como estávamos com mala, era uma pessoa por vez. Além disso, era daquele elevador que tem que puxar a grade para fechar! Bizarro!
O hotel (Hotel Duomo) em si era muito bom! Excelente atendimento, o quarto tinha um bom tamanho (com uma cama de solteiro extra) e totalmente reformado, ótimo café da manhã, wifi de boa qualidade e, descobrimos no dia seguinte, administrado por brasileiros. Recomendadíssimo!
Fizemos nosso check in, entrei no quarto, abri a janela e a grata surpresa:

Vista da janela do hotel: o belíssimo Duomo de Florença!
Ficamos pouco tempo no hotel e fomos procurar um local para jantar. Bem ao lado do nosso hotel, encontramos um lugar para comer uma pizza e tomar um gelato (o sorvete italiano é o melhor do mundo e ponto!)
Lá conhecemos a Isabela, uma brasileira que mora em Florença há mais de uma década, fala inglês, italiano, português e espanhol, fez faculdade de turismo em uma universidade local e trabalha como garçonete.

Olha só o que ficava atrás do Paulo, o Duomo!

Primeira pizza legítima italiana da viagem!

Foto do aplicativo MapsWithMe (já falei dele aqui)
indicando nossa localização no Hotel Duomo.
Amo este aplicativo! Não dá para viajar sem ele!

Passeamos rapidamente ao redor do Duomo para curtir o clima da cidade.

Voltamos para o hotel para descansar.
Acordamos não tem cedo quanto eu gostaria. O Paulo é muito preguiçoso de manhã e fazê-lo acordar não é tarefa fácil.
A primeira coisa que precisávamos fazer pela manhã era retirar o Firenze Card em um ponto turístico a poucos metros do nosso hotel. O endereço que consta no e-mail que recebi não conferia. O local ficava a alguns prédios ao lado. Nessa hora eu quase foi atropelada por uma bicicleta tentado atravessar a rua! Diferente de algumas cidades do mundo em que há ciclofaixa, isso não existe em Florença. O trânsito de pedestres e bicicletas é um verdadeiro caos.

O Firenze Card é um dos melhores citycards que eu já vi! Recomendo fortemente adquirí-lo. Inclui transporte, wifi grátis pela cidade, além de entrada gratuita a uma série de igrejas, palácios e atrações. Além disso não é um papel, ele é magnético. Ao entrar em cada lugar, usa-se um reconhecimento por aproximação (tipo uma maquineta de cartão de crédito) e é impresso um ticket. Muito moderno.

Fomos para Piazza Duomo. O primeiro passeio era visitar a catedral por dentro. A entrada na catedral é grátis, mas a fila para entrar é desanimadora! Imensa, mas foi mais rápido do que eu esperava.

Quem quiser subir no Duomo precisa pegar o ticket na bilheteria ao lado do Batistério. Nós pegamos, mas acabamos não subindo. O nosso desafio estava nos esperando lá fora.

Saindo do Duomo, caminhamos até a Torre. O ticket para subir deve ser comprado na apertada bilheteria dentro da Torre. Subimos, então, os 471 degraus. Meu Deus! Quase morri! Tive que parar várias vezes por cansaço e falta de ar. O espaço para subir/descer é muito estreito, tem pouco ventilação. Foi, sem dúvida, a escadaria mais difícil que já subi! Não recomendo para idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos e/ou respiratórios graves. Recomendo levar uma garrafinha de água. Eu não levei e me arrependi.
Antes de chegar ao topo existem paradas intermediárias (umas 3 se não me engano).

A vista, no entanto, compensa e muito! Preferi subir na torre para poder tirar fotos do Duomo.

Vista belíssima da Loggia dei Lanzi e Palazzo Vecchio

Palazzo Pitti visto da Torre
Santa Croce, vista da Torre

Piazza della Reppublica vista da Torre

No topo da Torre
A última parada era o Batistério. Para pegar o ticket é necessário ir à bilheteria que fica ao lado do Batistério.
O local é lindo! Tem um teto dourado maravilhoso! Não tem muito o que se ver lá dentro, apenas o teto e um altar.

Saindo de lá passamos rapidamente pela Piazza della Signoria (voltaríamos depois do almoço para visitar o Palazzo Vecchio). Na verdade, estávamos em busca do restaurante que a brasileira dona do hotel nos recomendou e que ficava depois da Ponte Vecchio.

Piazza della Signoria
Palazzo Vecchio
Um mar de turistas

Loggia dei Lanzi

Caminhando pela Ponte Vecchio para chegar ao restaurante...

Rio Arno e eu, à esquerda a Galleria Uffizi

O restaurante ficava em um local tipo uma vila, com outros
restaurantes e lojas. Lá comprei vários ímãs de geladeira!

Bruschettas de entrada
Meu prato: massa ao molho de presunto parma e mascarpone

Terminado o almoço, voltamos pela ponte Vecchio para conhecer o Palazzo Vecchio.

A réplica do Davi de Michelângelo em frente ao Palazzo Vecchio

Depois desta bela visita ao Palazzo Vecchio, passamos rapidamente pela Santa Croce e fomos em direção da Casa di Dante, nosso próximo destino.

Continuamos andando por Florença. Nosso próximo passo era pegar um ônibus próximo à igreja Santa Maria Novella para admirar uma vista da cidade que nos foi recomendada no hotel.

Santa Maria Novella

Cartaz dentro do ônibus que nós pegamos:
"Que ônibus pego?"

Foto tirada de dentro do ônibus da Porta Romana

Finalmente, chegamos na Basilica di San Miniato al Monte para admirar a vista da cidade!

Voltando de ônibus para o centro de Florença, passamos em um McDonalds para o Paulo tomar um café e fomos em direção à Galleria della Accademia para ver o famigerado Davi de Michelângelo. Às terças algumas galerias e museus da cidade ficam abertos até mais tarde.
Tenho que confessar que ficamos paralisados quando o vimos! É uma das coisas mais bonitas que já vi na vida! E olha que eu nem entendo muito de arte, mas é tão perfeito, tão perfeito que parece que ele vai se mexer a qualquer momento! Simplesmente sensacional!
Na Galleria há também várias obras inacabadas de Michelângelo.

Saindo da Galleria, estávamos exaustos e famintos! Nada como uma comida italiana para alegrar nosso final de noite!

Meu calzone

Meia pizza e meio calzone (de outro sabor)!
Adorei o pedido do Paulo!
E assim acabou nosso primeiro dia em Florença! Primeiro dia??? Pois é! Fizemos muitas coisas neste primeiro dia! E muito mais estava por vir!

No dia seguinte, passamos novamente pelo Duomo, Piazza della Signoria, Ponte Vecchio até chegar ao Palazzo Pitti, o maior palácio de Florença.
Dentro do palácio é proibido tirar fotos. Tivemos que nos contentar em tirar fotos do jardim.

Já que é proibido tirar fotos do Davi original na
Galleria della Accademia,  muitas fotos com a réplica!
Close no Davi. O Davi original tem olhos em formato de coração!
É demais!

Palazzo Pitti

Linda vista da cidade

Saindo do Palácio Pitti, voltamos até a Ponte Vecchio para tirar fotos dela.

Estátua em uma das pontes sob o Rio Arno

Era hora do almoço, seguimos para um local que recebi uma recomendação de uma colega de trabalho. Juro que se fosse no Brasil eu não teria entrado porque parece ser um lugar meio tosco, mas é demais! Uma das melhores refeições (voltei no mesmo dia para jantar no local). O lugar é tipo um botecão italiano. Eles não possuem licença de restaurante e, portanto, não podem servir na mesa. Mas mesmo assim é demais! Não dá para ir à Florença e não comer na La Proscuitteria! Vinho, cerveja italiana e uma tábua de frios. Sensacional!

Imperdível: La Prosciutteria

Ambiente

O Paulo delirou com esse lugar!
Terminado nosso almoço, fomos ao Museo di Storia della Scienza - Museo Galileo após tomar mais um legítimo gelato italiano!

Saindo do Museu, passamos novamente pela igreja Santa Croce. A entrada é paga (mas está inclusa no Firenze Card). Essa igreja é interessante porque é praticamente um cemitério! Muitos túmulos de personalidades conhecidas.

Estátua de Dante Alighieri
Túmulo de Rossini

Túmulo de Nicolau Maquiavel
Túmulo de Galileu

Lado de fora

Saindo da Santa Croce, voltamos ao hotel. Às 18h estava marcada uma palestra com um historiador inglês especializado em arte italiana! O hotel preparou comes e bebes. Foi bem legal!

Depois da palestra, nos dirigimos à Galleria Uffizi. Eu estava louca para ver a Vênus de Botticelli! Só teve um problema: quando chegamos a Galleria estava fechada! Quando fomos pegar o Firenze Card, o Paulo disse para a moça que estava nos atendendo que poderia falar em italiano. Ela disse que os museus estavam abertos até mais tarde (foi assim que fomos na Galleria da Accademia no dia anterior) e valia para a Uffizi também. Só que era só às terças-feiras e era uma quarta! Ai percebi que meu italiano havia falhado feio! Na hora, tive vontade de chorar!!! Mas não teve jeito. Foi o meu último dia em Florença, não iria dar tempo de visitar mais. Fiquei decepcionada mas, no final, conformada.

Do lado de fora da Galleria Uffizi

Saímos de lá e o Paulo viu que eu estava mal, mas não tinha o que fazer. Fomos novamente à La Proscuitteria para jantar. Lá encontramos um casal de brasileiros com os quais dividimos a mesa. Foi bem interessante porque a conversa fluiu muito bem! Eles compartilhavam os mesmos interesses e visão de mundo que nós! Foi bem legal!

E a noite acabou em frente ao Palazzo Vecchio com
 os brasileiros que conhecemos na Proscuitteria!
E essa foi nossa passagem por Florença. No dia seguinte acordamos bem cedo e estava chovendo, pegamos um táxi até a Hertz para alugar o carro que nos levaria pela Toscana. Foi um dos dias mais cansativos, mas mais agradáveis da viagem! Não vejo a hora de compartilhar nossos passeios no próximo post!