domingo, 3 de novembro de 2013

Europa 2013 - Dresden

Encontrei um espaço no roteiro para incluir Dresden. Foi uma passagem rápida pela cidade, mas valeu muito a pena!
Eu já havia comentado na minha programação de viagem que iria de trem de Praga para Dresden.
Acordamos bem cedo em uma manhã nublada, tomamos café da manhã no hotel de Praga e fomos pegar o trem na estação principal. O Paulo estava acabado de sono e acabou dormindo praticamente toda a viagem. Eu tentei cochilar um pouco, mas foi difícil. Quem me conhece sabe que tenho dificuldade para dormir.
A viagem de trem proporcionou vistas lindas de pequenos vilarejos tchecos que estavam no caminho. Se o tempo tivesse colaborado e o sol aparecido, tenho certeza de que a viagem teria sido mais prazerosa.

Vista do trem no trajeto Praga-Dresden
Mapa da cidade
Outono chegando
Começamos a caminhar pela cidade. Como era domingo, a cidade estava bem vazia, as lojas fechadas. Apenas os lugares turísticos propriamente ditos estavam funcionando.
Paramos em um Starbucks para o Paulo tomar um café. Ele é movido a café! Já eu aproveitei para usar o banheiro e aproveitar o wifi que toda Starbucks tem! Amo!

Chegamos, então, no Altmarkt! Estavam comemorando a chegada do outono! O local estava repleto de barraquinhas com comidas típicas. Barraquinha é modo de dizer, né! Tudo o que os alemães fazem é com extremo capricho! Fiquei apaixonada!

Altmarkt com a Neues Rathaus ao fundo!

A belíssima Frauenkirche que foi totalmente
destruída na guerra

Caminhamos até o Residenzschloss para fazer o nosso passeio por lá.
O local é imenso! Compramos o ticket na bilheteria e fomos conhecer as exposições. Tem muitos objetos decorativos e de arte belíssimos! Fiquei impressionada com uma sala com armaduras para cavalos com cavalos empalhados e simulações de batalha.

Infelizmente, é proibido tirar fotos no local.

Terminado nosso passeio, voltamos ao Altmarkt para almoçar!

Prato do Paulo

Adoro Brötchen mit Wurst (pãozinho com linguiça)
De sobremesa, crepe de nutella com banana, claro!
Tudo bem que foi menos glamouroso do que crepe que
comi em Paris aos pés da Torre Eiffel, mas estava bom!
O primeiro passeio da tarde, que já estava previamente agendado, foi na Fábrica de Vidro da Volkswagen! Não quisemos usar os bondes elétricos da cidade. Foi uma bela caminhada do Altmarkt até lá de quase meia hora.
Infelizmente, é proibido tirar fotos durante o tour na parte interna da fábrica.

Fábrica de vidro do outro lado da rua

Em exposição do lado de fora o Phaeton,
o único modelo produzido na fábrica.
Trata-se de um carro de luxo avaliado em €120 mil e
exportado para a China.

Recepção

Tickets para o passeio

No final do tour, temos a oportunidade de conhecer melhor alguns modelos da Volskwagen...

Paulo não perdeu a oportunidade
Saindo da Fábrica de Vidro, caminhamos novamente em direção ao centro de Dresden.
Era hora de conhecer o Brühlsche Terrasse.

No centro de Dresden, há prédio lindíssimos! É uma pena que o dia não estava ensolarado!

Fürstenzug - mural de 101 metros

Sächsische Staatsoper

Chegamos finalmente ao Zwinger. O local é maravilhoso e conta com uma exposição de porcelana.

Já estava na hora de começarmos a pensar em nos encaminhar para a estação de trem para voltar para Praga.

Mas não sem antes passar novamente no Altmarkt para o
Paulo comer um último lanchinho!

Na Hauptbahnhof esperando o trem de volta para Praga!

Chegamos em Praga por volta de 22h. Estávamos exaustos e famintos! Foi o único momento da viagem inteira que numa situação de desespero (eu só queria voltar para o hotel, tomar banho e capotar na cama) eu aceitei comer Burger King!
Como já comentei no post anterior, o dia seguinte seria nosso último em Praga. No final da tarde, pegamos o avião para Florença.
A partir do próximo post começo a contar nossas aventuras na Itália. Diferente da Alemanha, os dias na Itália foram quentes e ensolarados!