segunda-feira, 8 de julho de 2013

Planejamento é tudo!

Sei que para muita gente planejar viagem é algo chato, que toma tempo, tem muitos detalhes, etc.
Sim, realmente toma tempo, sim você realmente tem que se atentar aos detalhes para não passar apertos no futuro.

Estima-se que uma viagem planejada com em média 3 meses de antecedência, significa uma economia de 20% no custo total da viagem! É muita coisa!

Em 2011, fui conhecer o famoso e deslumbrante Museu do Vaticano. Estava louca para conhecer a famigerada "Capela Sistina". Comprei meu ingresso pela internet com antecedência. Imprimi e quando cheguei lá já entrei em uma fila preferencial. Fila é modo de dizer, não havia ninguém na minha frente! Simplesmente fantástico!
Meu marido fez um mochilão pela Europa em 2006. E sem conhecer nada sobre programação de viagem, ficou intermináveis 3 horas debaixo de um sol escaldante do verão europeu aguardando sua entrada no mesmo museu.

Já fica aqui a dica dos tickets do museu do Vaticano.


Tirando fotos no Museu do Vaticano
Tempo é dinheiro, como diz o velho e conhecido ditado. Não dá para imaginar aquela viagem dos sonhos se a maior parte do tempo será desperdiçada em cansativas esperas.

O problema fica ainda maior quando você não planeja e quando chega no local, só entra quem reservou com antecedência.
Vou para Milão no segundo semestre deste ano. E eu queria muito ver a belíssima pintura "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci. Ela fica em uma igreja, a Santa Maria Delle Grazie. Somente tem um pequeno detalhe: é necessário reservar com até 4 meses de antecedência! O prejuízo nesse caso, não é financeiro, mas pode fazer com que a viagem se torne decepcionante se é algo que você gostaria muito de fazer.
A propósito, as reservas estão disponíveis neste site (aqui).

É claro que surpresas boas também acontecem na viagem...e fazem parte dela!
Mas é bom não arriscar em determinadas situações.
Deixar para comprar as passagens de avião de última hora, pode pesar muito no bolso. Ou esquecer que precisa comprar um ticket de trem para ir de uma cidade para outra pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente se há algum evento na cidade.

O ano passado fui à famosa Oktoberfest de Munique. Bem, a famosa festa da cerveja se inicia no final de setembro. Quando fui reservar meu hotel na cidade em meados de abril, quase não havia mais hotéis disponíveis no centro da cidade!
É bem comum não sabermos de festas, eventos e outros nas cidades que vamos visitar.
Este ano quase aconteceu a mesma coisa comigo na cidade de Frankfurt. Estou planejando ir para lá em setembro, mesmo mês que haverá o Salão do Automóvel. Em outubro, será a Bienal do Livro...Sem levar esses eventos em consideração, a viagem pode ser frustrada!


Dentro da tenda da Paulaner na Oktoberfest em Munique

Aconteceu com uma amiga minha no ano passado. Viajando de lua-de-mel pela costa oeste americana, ela deixou para comprar o ticket em São Francisco para visitar o famoso presídio de Alcatraz. Só não contava que naquela semana estava acontecendo um evento de uma multinacional que reservou todos os tickets! E ela voltou para o Brasil sem conseguir fazer o passeio.

O planejamento, embora pareça chato, faz com que evitemos contratempos e perdas de tempo no momento da viagem. É garantido? Claro que não! Mas já ajuda muito a mitigar o risco de algo que frustre as tão aguardadas férias!

Há alguns anos atrás eu estava em Londres com voo marcado para Nova York. Saindo do hotel lá pelas 5 horas da manhã, já havia combinado com o meu marido que iríamos ao aeroporto Heathrow. Quem conhece sabe como aquele aeroporto é absurdamente grande! É o maior aeroporto do mundo em termos de tráfego de passageiros internacionais.
Saímos do hotel e, já na estação de trem, falei para o meu marido que enquanto eu cuidava das malas, ele deveria ir ao guichê e comprar o ticket London Heathrow Express, direto para o aeroporto.
Meu marido voltou todo sorridente, dizendo que tinha comprado um bilhete para o aeroporto muito mais barato do que aquele que eu havia indicado. Aí tinha só começado toda a confusão!
O trem não era express, ou seja, direto para o aeroporto. Ele foi parando em todas as estações de trem que existiam pelo caminho. Isso atrasou e muito nosso trajeto até o aeroporto. Um outro detalhe que meu marido desconhecia, é que aquele trem não nos levava ao terminal de embarque correto. Tivemos que fazer baldeação em outro trem para chegar ao terminal que iríamos embarcar.
Obviamente, chegamos atrasados para o check-in. A funcionária não queria nos deixar embarcar. Após muito choro, ela nos disse que teríamos que correr para o raio-x porque o avião iria decolar em minutos!
E, então, aconteceu o que nunca havia acontecido na minha vida: minha bagagem foi retida para verificação! Era um pesadelo! Eu só pensando no carro alugado em NY, toda nossa programação apertadíssima...
E eu entrei em uma fila interminável de bolsas para checagem. Claro que bateu o desespero de pensar que iria perder o voo, teria que pagar para remarcar a passagem, etc, etc. Eu desesperada pedindo para um funcionário checar minha bolsa e ele me dizendo que eu já havia perdido o avião!
Meu marido me deixou ali e foi correndo até o portão de embarque para "segurar" o avião.
Eu já quase sem esperanças, esperava o funcionário abrir todos os recipientes da minha bolsa e questionar até sobre o líquido da caixinha da lente de contato!
Quando ele terminou de examinar as minhas coisas com uma lentidão insuportável, joguei tudo na bolsa e corri desesperadamente pelo aeroporto até o portão de embarque que ficava muito, muito distante.
Entrei no avião, já sem saliva. Foi o tempo de fecharem as portas e decolarmos!
A minha história teve final feliz, mas poderia ter sido bem diferente.

Aliviada por ter conseguido chegar em NY após a confusão em Londres!
Ao fundo, Columbus Circle.

Planejamento é realmente tudo!
Uma surpresa de vez em quando pode até deixar a viagem mais divertida...mas não precisa ser com tanta emoção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário