sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Falta 1 semana!

Estou muito feliz! Falta exatamente 1 semana para a viagem!!! A essa hora daqui uma semana já estarei no avião sobrevoando o Atlântico! uhuuu
Está difícil conter a ansiedade! Quem me conhece sabe como esses momentos são importantes para mim. Viajar é uma necessidade da alma!
Europe: here we go!

Hoje, finalmente, consegui eliminar minha última pendência da viagem: comprei os tickets para a torre de Pisa! Aguardei meses por este momento, mas agora aconteceu de verdade!


Confirmação do pagamento!

Esse final de semana será meu último no Brasil antes da viagem. Pretendo começar a separar o que levarei na mala! Vou organizar todo material que levarei na viagem, imprimirei tickets e tudo mais que for necessário.


Algumas das coisas que levarei na viagem!
Os próximos dias serão intensos!!!

sábado, 24 de agosto de 2013

A poucos dias da viagem

A ansiedade está tomando conta de mim! Faltam menos de 2 semanas para a viagem! Que alegria!
Hoje à noite combinei com o marido de passar o roteiro com ele. Como já disse em outros posts, ele não quer ter trabalho nenhum para organizar as férias. Então, o trabalho é todo meu! Acho que ele nem sabe direito todos os lugares que nós iremos conhecer!


O que eu costumo fazer nos últimos dias antes da viagem?

1) Repassar o roteiro
A ideia é checar se está tudo ok. Costumo mostrar para o meu marido e ver se ele tem alguma sugestão final.

2) Verificar pendências da viagem
Checar se não está faltando acertar, comprar, reservar alguma coisa. A única coisa que ainda está faltando na minha lista é adquirir o ticket da torre de Pisa! Mas a liberação dos ingressos é feita com poucas semanas de antecedência! Estou na expectativa de liberar os tickets para o dia que eu vou visitá-la!

Minha pendência da viagem...tickets para a torre de Pisa!
3) Organizar pagamento de contas que vencerão durante a viagem
Eu tenho uma planilha das minhas despesas com datas de vencimento das contas da casa. Para quem é muito esquecido, recomendo colocar as contas em débito automático. Minha dica é deixar agendado o pagamento das contas com antecedência para evitar esquecer alguma coisa.

4) Verificar temperatura dos locais que irei visitar
Acho que nunca comentei, mas sou meio viciada em ver o tempo! Por isso, não vivo sem o aplicativo no celular para me dar informações sobre a temperatura nas cidades que vou! É ótimo para pensar nas roupas que precisarei levar na viagem. Já vi que as temperaturas na Europa estão oscilando muito! Os dias estão sendo muito quentes e à noite está esfriando mais de 10 ºC em relação ao período da tarde.


5) Comprar moeda estrangeira
Nas últimas semanas, o dólar e o euro dispararam! Por isso a importância de comprar com antecedência e se planejar. A minha dica do cartão pré-pago Global Travel Card que já coloquei em outro post vale muito nessas situações. Em períodos de câmbio instável, vale a pena garantir o valor agora do que comprar no cartão de crédito e pagar sabe-se lá quanto a hora que chegar a fatura! Faltam poucos dólares/euros para eu comprar e farei isso nos próximos dias.

Esses são os principais pontos que penso nos dias que antecedem a viagem!
Agora é aguentar a ansiedade até o dia! Falta pouco! :D

domingo, 18 de agosto de 2013

Dirigir no Exterior

O objetivo deste post é auxiliar quem vai alugar automóvel no exterior e não sabe o que fazer. Eu já tive muitas dúvidas a respeito disso e por isso resolvi dedicar um espaço para tratar deste assunto.

Existem várias locadoras de automóveis. É sempre legal ver se você vai precisar retirar/devolver no aeroporto, perto da estação principal, próximo ao hotel que você ficará hospedado, etc.

Algumas locadoras de veículos
Há sites estilo "Buscapé.com" que comparar os preços das locadoras. Um exemplo é o RentalCars.

Alugamos sempre pela Hertz porque conseguimos descontos com o cartão de crédito que temos. Na minha próxima viagem para a Alemanha, vou conhecer a Sixt. Meu marido queria alugar um carro específico e acabou achando um preço muito bom nesta locadora. Se tudo der certo, indico!

Para alugar um automóvel no exterior, precisa da Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Conhecendo melhor a PID...
"A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é o documento que habilita um cidadão a conduzir veículos auto-motores de sua categoria em territórios estrangeiros. Somente os países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e países com o Princípio da Reciprocidade, como o Brasil ou Portugal, aceitam este documento." 
Ver países da Convenção de Viena aqui.
"No Brasil, a Permissão Internacional para Dirigir foi estabelecida em 1968 pela Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, com o objetivo de facilitar a comunicação entre a autoridade estrangeira e o condutor padronizando o documento, uma tradução em várias línguas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)."
"Evitar transtornos é um dos principais argumentos em favor da habilitação internacional. Com a emissão da mesma em seu país de origem o cidadão evita procedimentos burocráticos durante a sua viagem e pagamento de taxas no exterior e já chega em território estrangeiro apto a dirigir, com documento válido para tal. Não é por si só uma autorização de condução de veículo a motor, na medida em que as autoridades fiscalizadoras de qualquer país podem eventualmente exigir a apresentação do documento nacional de condução aos condutores estrangeiros"
A PID tem o tamanho aproximado de um passaporte, com fotografia e dados de identificação. É traduzida em 7 idiomas (alemão, árabe, espanhol, inglês, francês, português e russo) e tem validade idêntica à da Carteira Nacional de Habilitação.

Reprodução: Frente da PID
Reprodução: Parte interna da PID

Meu marido e eu já alugamos carro nos EUA algumas vezes e sempre foi bem simples: reservamos pela internet, mostramos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na locadora de veículos e pronto! Saímos com o carro para nossos passeios. 
Para a Europa pode ser um pouco diferente dependendo do país.

Na viagem que faremos agora em setembro, vamos alugar carro na Alemanha, na Itália. E nos EUA. Pelo o que pesquisei, na Alemanha não vamos precisar dela. Aparentemente alugar carro lá é bem tranquilo, basta apresentar a CNH. Autobahn (rodovia) não tem limite de velocidade, mas as estradas menores a velocidade varia. A fiscalização é rígida e as multas por infração de trânsito são pesadas e devem ser pagas na hora! Na Alemanha não existe pedágio! Não é de outro mundo esse país? Cada vez encontro mais motivos para amá-lo! No entanto, no site do consulado da Alemanha no Brasil, a informação é de que é necessário a tradução juramentada em alemão da CNH ou a PDI.
Reprodução: Site do Consulado

Quanto à Itália, já li que pode ser diferente. Algumas vezes na locadora de automóveis é pedido o documento. No site do consulado brasileiro em Roma, pede-se ou uma tradução juramentada da CNH ou a PDI. Por isso, meu marido pediu a dele. 

Reprodução: Site do Consulado
Vale checar no site do consulado do país que você vai para saber da necessidade ou não da PID.

Já ouvi dizer que a PID traz mais tranquilidade se você é parado por um policial, por exemplo. Mostrando a CNH ele não vai entender muita coisa. Com a PID, terá um idioma que ele vai conseguir ler. Além disso, no caso de um acidente ou coisa semelhante, a PID traz maior segurança ao condutor para pagamento de indenizações ou algo do tipo. Bem, verdade ou não o que já li em inúmeros blogs, é melhor prevenir do que alguma coisa assim prejudicar a viagem, não é mesmo?

Como adquirir a PID?

Pode ser pessoalmente no DETRAN da sua cidade ou pela internet (site do DETRAN-SP), que eu recomendo. É só a CNH estar válida, pagar a taxa e você recebe a PDI em casa!

As taxas variam de acordo com o DETRAN local. No DETRAN de São Paulo, seguem as informações de pedido online:


Reprodução: Site do DETRAN-SP
Reprodução: Site do DETRAN-SP

Para mais informações, acessar o site do DETRAN de sua localidade.

Espero ter ajudado! Boa viagem a todos!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Global Travel Card - Cartão Pré-Pago

Hoje a minha dica de economia é o cartão pré-pago Global Travel Card da American Express!
Como economista que sou, sinto-me na obrigação de dar uma boa dica de praticidade e que ajuda a economizar um dinheirinho!

O Global Travel Card é um cartão pré-pago para ser utilizado em dólares, euros ou libras esterlinas. A ideia é bem simples: comprar câmbio antecipadamente para a viagem e tê-lo em um cartão ao invés de viajar com notas em espécie. A bandeira do cartão é a American Express. Não há cobrança de taxa de inatividade ou taxas mensais e o saldo nunca expira.



1) Quais as vantagens?
  • A primeira e que mexe diretamente no bolso é o imposto (IOF = Imposto sobre Operações Financeiras). Quando você usa um cartão de crédito comum para fazer compras no exterior, paga-se um imposto de 6,38% sobre o valor da compra. No caso do Global Travel Card, a utilização é como se fosse um cartão de débito e o imposto é muito menor: 0,38%! Além disso, o imposto é pago no momento da compra do câmbio e não no momento da compra.
  • É possível ir em qualquer caixa eletrônico no exterior, digitar a senha e sacar o dinheiro em espécie pagando apenas uma taxa de saque (US$2,50 ou £1,75 ou €2,50). No caso do cartão de crédito convencional, para sacar é cobrada uma taxa sobre o "saque cash" que pode ser o valor da taxa de juros do cartão ou maior.
  • Como a compra do câmbio é antecipada, não há surpresas caso o câmbio resolva disparar no meio da sua viagem. No cartão de crédito convencional, o pagamento depende do valor do câmbio na data de fechamento da fatura. O Global Travel Card, como é um cartão pré-pago, você sabe o quanto está pagando pela taxa de câmbio no momento da compra.
  • Planejamento dos gastos é uma outra vantagem. Se você programa gastar U$ 5 mil em sua viagem, o Global Travel Card é uma forma de você controlar os gastos e não acabar comprando aquela 154º blusinha que viu no Outlet e estourar o limite do cartão de crédito e acabar pagando uma taxa para a análise emergencial de crédito (overlimit).
  • Conta com promoções com alguns estabelecimentos conveniados.
  • Conta com assistência 24 horas para: emergência em viagens, bagagem extraviada, passaporte e cancelamento de cartão, indicações médicas ou jurídicas, transporte médico de emergência.

2) Como adquirir?
A aquisição do cartão é muito simples. Basta ir ao seu banco e pedir pelo Global Travel Card em uma das moedas disponíveis (dólar, euro ou libra esterlina). É necessário fazer um depósito inicial do cartão (debita da sua conta corrente). Cobrança de tarifas para aquisição dependem de regras do banco que você adquire o cartão. É bom se informar antes.
Ver a lista de lugares para adquirir aqui.

3) Como recarregar recursos?
A maneira mais fácil de recarregar o cartão é pelo Bankline do seu banco. É possível também indo a uma agência para depositar o valor desejado no cartão. Cobrança de tarifas para recarga dependem de regras do banco que você adquire o cartão. É bom se informar antes.

4) Como consultar o saldo?
O saldo do cartão pode ser consultado do Bankline do seu banco ou pelo site do cartão. Neste site você efetua um cadastro com o número do cartão e seus dados.

5) E em caso de perda/roubo?
Ao adquirir um cartão, você recebe um cartão reserva com número e senha diferentes do cartão principal, evitando assim fraudes em caso de perda/roubo. Basta ligar na central de atendimento e comunicar.

6) Qual a desvantagem?
Existem alguns estabelecimentos que não aceitam a bandeira American Express. 
Atenção: não é que eles não aceitam o Global Travel Card, não aceitam a bandeira Amex. Então mesmo que você tiver um cartão de crédito Amex, ele não será aceito.
Nos Estados Unidos, todo lugar aceita esta bandeira, mas há casos na Europa de lugares que não aceitam devido à alta taxa cobrada dos estabelecimentos por transação efetuada.
Fora isso, não há nenhum motivo para não ter esse cartão pré-pago. Ele é excelente para a tranquilidade da viagem!

Este cartão pode ser usado para pagar restaurantes, hotéis, fazer compras pela internet e  em todo tipo de estabelecimento comercial que você precisar!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Europa 2013 - Roteiro - Parte 15 - Milão

Milão! Milão será meu último destino na viagem da Europa deste ano.
"Milão é uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão, com cerca de 1,3 milhão de habitantes. A área urbana de Milão é a quinta maior da União Europeia, com uma população estimada em 4,3 milhões habitantes."
"Milão é conhecida mundialmente como a capital do design, com maior influência global no comércio, na indústria, música, esporte, literatura, arte e mídia, tornando-se uma das cidades principais do mundo. 
A metrópole é especialmente famosa por suas casas e lojas de moda (como a Via Montenapoleone) e a Galleria Vittorio Emanuele na Piazza Duomo (o shopping mais antigo do mundo). A cidade tem um rico patrimônio cultural e possui uma culinária riquíssima em pratos variados (é o lar de inúmeros pratos famosos, como o bolo de Natal e o Panetone). 
A cidade tem um musical particularmente famoso, principalmente operística, por tradição, é a casa de vários compositores importantes (como Giuseppe Verdi) e teatros (como o Teatro alla Scala). 
Milão é também conhecida por conter vários museus importantes, universidades, academias, palácios, igrejas e bibliotecas (tais como a Academia de Brera e o Castello Sforzesco) e dois clubes de futebol mundialmente conhecidos: Associazione Calcio Milan e Football Club Internazionale Milano."
Vista da cidade de Milão

 O que pretendo conhecer em Milão:

1) Duomo


Catedral de Milão, símbolo da cidade! Igreja em estilo gótico.
 A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura.
O interior tem cinco 
naves com uma altura que chega
aos 45 metros, divididas por 40 pilares. 

2) Galleria Vittorio Emanuele II


Abriga muitas lojas de grife e marcas famosas, assim
como cafés populares, restaurantes e um hotel de luxo.

3) Santa Maria Delle Grazie


Igreja e convento, patrimônio da UNESCO.
A igreja é famosa pelo afresco "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci,
que foi pintada na parede do refeitório do convento.

IMPORTANTÍSSIMO!!!: Para conhecer o afresco "A Última Ceia" é preciso reservar na internet com pelo menos 2 meses de antecedência!!! Site para reservas aqui.


4) Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia - Leonardo da Vinci


É hoje o maior museu científico-técnico na Itália e possui
 a maior coleção do mundo de modelos de máquinas
fabricadas a partir de desenhos de Leonardo da Vinci

5) Castello Sforzesco


Castelo construído no século XV. Atualmente acolhe várias
coleções dos 
museus e galerias de arte da cidade.


6) Palazzo Reale


Foi por muitos séculos a sede administrativa e residência real da cidade, 
sendo atualmente um importante centro cultural, sediando mostras e exposições.

7) Teatro alla Scala


É um dos teatros mais famosos do mundo por mais de duzentos anos. 
Já recebeu artistas internacionalmente reconhecidos, e foi comissário de obras
ainda presente nos cartazes dos teatros de ópera em todo o mundo.


8) San Siro e Campeonato Italiano

O estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro.
Neste estádio jogam dois dos maiores clubes do futebol italiano,
a Internazionale e o Milan, e durante alguns anos foi o maior estádio do mundo.

O que vou fazer lá? Assistir a uma partida do campeonato italiano!!! O jogão será Internazionale x Fiorentina, atual campeão italiano!



Como já disse em outro post, eu amo esportes e sempre tento incluí-los nas minhas viagens.
Comprei os ingressos pelo site Viagogo e pedi para que sejam entregues no hotel em que ficarei em Milão. Depois digo se deu tudo certo, pois nunca usei este site.


Depois de conhecer Milão, vou passar 3 dias em Nova York. Como eu já disse em um post anteriormente, sempre que vou para a Europa, volto por lá! A adaptação ao fuso é melhor e ainda dá para fazer umas comprinhas, ir à Broadway e matar as saudades dessa cidade linda!

Bem, este é o último post sobre as cidades que vou conhecer. A minha viagem é em 3 semanas. Sim, estou absurdamente ansiosa!
Foram tantos meses de programação, reservas, compras de tickets, passeios, city cards, etc. que não vejo a hora de aproveitar tudo o que programei!

Nas próximas semanas, vou dar mais dicas sobre aluguel de carro, carteira internacional de habilitação, câmbio, fotolivro, como costumo organizar o material que levo para as viagens, etc.

Agora é respirar fundo e aguardar mais 20 dias para a minha tão aguardada viagem!!!


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Europa 2013 - Roteiro - Parte 14 - Verona

Chegou a hora ir para a região da Lombardia e do Vêneto!

Saindo de Gênova, vou firmar minha última base na Europa em Milão! Vou ficar em um hotel próximo ao Castello Sforzesco.
Antes de começar a conhecer Milão, como ainda estaremos com o carro alugado em Florença, vamos aproveitar para conhecer Sirmione e Verona!

Um pouco mais sobre a Lombardia e o Vêneto:
"A Lombardia é uma região da Itália setentrional, com 9,7 milhões de habitantes e 23.854 km², cuja capital é Milão. Tem limites ao norte com a Suíça, a oeste com o Piemonte, a leste com o Vêneto e com Trentino-Alto Ádige, e ao sul com a Emília-Romagna. É a região mais populosa da Itália."
"O Vêneto é uma região do nordeste da Itália com 18.391 km² de superfície e 4,9 milhões de habitantes, sendo a quinta região mais povoada do país. A capital é Veneza."
Meu passeio começará por Sirmione que fica a 1 hora e meia de Milão.

SIRMIONE
Sirmione é uma comuna da província de Bréscia e conta com uma população em torno de 6,5 mil habitantes.
"Sirmione está localizada na península de mesmo nome, que se projeta para o lago de Garda por cerca de quatro quilômetros e se divide em duas partes a sul da costa do lago."
Vista da península de Sirmione

Castelo Roca Scaligera é um dos castelos mais completos
e bem preservados em Itália.

Saindo de Sirmione, mais 45 minutos de viagem e o próximo destino será Verona, terra de Romeu e Julieta!

VERONA
Verona é uma comuna na região do Vêneto na província de Verona que possui por volta de 260 mil habitantes. A cidade fica às margens do rio Ádige, segundo maior da Itália após o rio Pó.
"A cidade de Verona, ao que parece foi fundada pelos Celtas.
A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura: Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altíssima qualidade dos diversos períodos que se seguiram, representa também, em um modo excepcional o conceito de uma cidade fortificada em etapas determinantes da história europeia."
Panorama de Verona
Já vi vários sites e blogs falando que vale muito a pena comprar o Verona Card, o qual inclui praticamente todos os passeios mais importantes da cidade. No entanto, não vende pela internet. O jeito é chegar na cidade e procurar um ponto de venda.

O que pretendo conhecer em Verona:

1) San Zeno Maggiore (igreja)

É a mais ornamentada igreja românica do norte da Itália.

2) Castelvecchio


Imponente castelo que hoje abriga uma importante galeria de arte.

3) Arena

Anfiteatro romano conhecido pelas monumentais produções de
ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo
que se encontram melhor conservadas.

4) Tumba de Julieta



5) Casa de Julieta


Estátua de Julieta ao lado da casa.

6) Piazza Erbe

Antigo mercado de ervas


7) Piazza dei Signori

No meio da praça fica uma estátua de Dante.


8) Casa di Romeo



9) Duomo

Catedral de Verona


10) Giardini Giusti

Um dos mais belos jardins renascentistas da Itália.



Terminado meu passeio em Verona, retorno para Milão. Na manhã seguinte, vou devolver o carro na estação principal (Milano Centrale). Aí sim começará minha visita à belíssima cidade de Milão!

Mas isso é assunto para o próximo post!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Europa 2013 - Roteiro - Parte 13 - Turim

Saindo de Gênova, meu destino será Turim! A viagem será de aproximadamente 2 horas.
Turim é conhecida por ser sede da FIAT e dos clubes de futebol Juventus e Torino.


Vista de Turim

"Turim é uma comuna italiana, capital e maior cidade da região do Piemonte, e efetivamente a quarta maior cidade do país, com uma população de 910.188 habitantes (2009), estando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles.



Foi a capital da Itália entre 1861 e 1864. Em Turim se encontra o Santo Sudário."

O que pretendo conhecer em Turim:

1) Porta Palatina 


É uma evidência arqueológica da cidade romana
e um dos portões da cidade do século I a.C. -
o mais bem preservado do mundo. 

2) Duomo


Igreja dedicada a São João Batista e onde está guardado o
Santo Sudário!


3) Palazzo Reale

Primeira e a mais importante das residências construídas
pelos Savoia no 
Piemonte

4) Armeria Reale
Uma das alas do Palazzo Reale abriga um dos maiores 
acervos de armas e armaduras do mundo!

5) Palazzo Madama


Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1997.
Parte do conjunto Residências da Casa de Savoia.

6) Museo Egizio / Galeria Sabauda


Possui uma das maiores coleções egípcias do mundo!


7) Piazza Carignano


É provavelmente o edifício mais belo de Turim.
Atualmente, abriga o Museo Nazionale del Risorgimento,
que relata o processo de unificação italiana.

8) Piazza San Carlo / Via Roma


No meio da via Roma, esta praça reúne um conjunto arquitetônico
barroco tão sofisticado que é conhecido como "a sala de visitas de Turim".
Em seu externo sul, erguem-se duas igrejas gêmeas de Santa Cristina e San Carlo.


9) Mole Antonelliana


Estrutura de alvenaria. É representada em uma das faces
 moeda de 2 cêntimos de 
euro italianas.

10)  Rio Pó


Maior rio da Itália. Percorre mais de 650km.

Após fazer os passeios por Turim, meu próximo destino será a região da Lombardia!