sábado, 3 de agosto de 2013

Europa 2013 - Roteiro - Parte 1 - Planejamento

Este é o primeiro de uma série de posts que vou descrever meus preparativos para a viagem para a Europa que farei em setembro deste ano!
Sim, estou muito ansiosa! Sou mega planejada e, por isso, logo que voltei da minha viagem para os EUA, em março deste ano, comecei a planejar a de setembro.

A ideia é falar do passo-a-passo do planejamento da viagem: compra das passagens, reserva de hotéis, roteiro, compra de tickets, etc, etc.

Como tudo começou...
Toda viagem começa considerando:

1) Data da viagem
Sempre tiro férias em março/abril e setembro. É bom para viajar porque as temperaturas no hemisfério norte estão mais amenas (nada de muito frio nem de muito calor). No meu trabalho posso parcelar as férias, então costumo tirar 10 dias no primeiro semestre e 20 dias no segundo, sempre que possível tentando emendar algum feriado.
A viagem terá duração de 3 semanas.

2) Locais que são prioridades para conhecer
Sou apaixonada pela Alemanha. Esse ano eu tinha feito um roteiro diferente que não incluía a Alemanha. Não consegui!
A ideia sempre é montar um roteiro que caminhe em círculo para não perder tempo de idas e vindas.
O que decidi incluir nessa viagem: Alemanha, Rep. Tcheca e Itália

3) Leituras
Ler muuuuuitos guias (em papel e em pdf), blogs de viagem, sites dos locais.


Alguns dos guias que li para a viagem
Sites/blogs:
--> Alemanha por quê não?

Recomendadíssimo! Tem vários roteiros disponíveis para venda! Garanti os de Frankfurt, Colônia, Dresden e Estrada Romântica para esta viagem!
Ao comprar, você recebe um link para baixar o pdf. Excelente para levar no tablet!!!

--> Tô indo para a Itália

Outro excelente blog que detalhe o passo-a-passo da viagem desde a organização. Comprei também o livro do blog.

--> Mais sites que me ajudaram na viagem:
Alemanha férias inesquecíveis
Viagens e Imagens
Viaje na Viagem


4) Compra das passagens
Comprei no Decolar.com. Depois de muito pesquisar, foi o melhor preço que encontrei.
Minhas passagens:
Trecho 1: SP --> Frankfurt
Trecho 2: Milão --> NY
Trecho 3: NY --> SP

5) Minha planilha!!!
Este é o grande segredo da minha viagem! Minha planilha em Excel! São meses para criá-la com todo amor e carinho! Muitas e muitas horas da mais pura dedicação!




O que ela contém:

5.1) Calendário com simulações de data para otimizar a quantidade de dias da viagem.

5.2) Pesquisas de preços de passagens (vou colocando um print das pesquisas em uma aba da planilha para saber se o preço da minha simulação aumentou ou diminuiu).

5.3) Todos os guias que leio faço um resumo com as principais atrações e informações mais relevantes da cidade. Tenho uma aba por cidade na planilha.
Alguns dos resumos da viagem


5.4) Hotéis
Pesquisa de todos os hotéis com informações como nome, endereço, preço, wifi, café da manhã, etc.

5.5) Tickets
Todos os tickets que preciso comprar: city pass, museus, passagens de trem, voos internos com os respetivos preços.

5.6) Restaurantes
Dicas de restaurantes que vi em blogs ou indicações de amigos.

5.7) Despesas
Todos os gastos da viagem estão resumidos em uma das abas.

5.8) Compras
Lista de coisas que pretendo comprar durante a viagem.

5.9) Pendências
Resumo das pendências da viagem.

5.10) Roteiro
É um verdadeiro resumão da viagem! Dia, local, passeios, estação de metrô mais próxima, como chegar a cada uma das atrações do dia!
Eu costumo traçar rotas a pé no Google Maps para ver os locais que são próximos uns dos outros para fechar o roteiro de cada dia.


Exemplo de roteiro de alguns dias da viagem
(Os números em frente aos passeios dizem respeito a numeração que consta nos guias de viagem que levarei comigo.)


Dica: Fechados os passeios, hotéis, etc. costumo entrar no Google Street View para ver a "cara" do lugar e não ficar muito perdida quando estiver lá. É ótimo fazer isso para reservar os hotéis!


Depois de muitas idas e vindas, olha só como ficou meu roteiro!!!

DIA 00: Saída de SP
DIA 01: FRANKFURT
DIA 02: FRANKFURT
DIA 03: WÜRZBURG
DIA 04: ROTHENBURG OB DER TAUBER
DIA 05: NUREMBERG
DIA 06: COLÔNIA
DIA 07: COLÔNIA
DIA 08: PRAGA
DIA 09: DRESDEN
DIA 10: PRAGA
DIA 11: FLORENÇA
DIA 12: FLORENÇA
DIA 13: SIENA / SAN GIMIGNANO / PISA
DIA 14: CINQUE TERRE
DIA 15: PORTOFINO / GÊNOVA
DIA 16: TURIM
DIA 17: SIRMIONE / VERONA
DIA 18: MILÃO
DIA 19: MILÃO
DIA 20: NY
DIA 21: NY
DIA 22: NY
DIA 23: Chegada em SP

(Esta é a quarta vez que vou para NY. Como já conheço a cidade, a ideia é só dar uma passadinha para matar as saudades!)

Nos próximos posts vou detalhar melhor o passo-a-passo da viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário