domingo, 18 de agosto de 2013

Dirigir no Exterior

O objetivo deste post é auxiliar quem vai alugar automóvel no exterior e não sabe o que fazer. Eu já tive muitas dúvidas a respeito disso e por isso resolvi dedicar um espaço para tratar deste assunto.

Existem várias locadoras de automóveis. É sempre legal ver se você vai precisar retirar/devolver no aeroporto, perto da estação principal, próximo ao hotel que você ficará hospedado, etc.

Algumas locadoras de veículos
Há sites estilo "Buscapé.com" que comparar os preços das locadoras. Um exemplo é o RentalCars.

Alugamos sempre pela Hertz porque conseguimos descontos com o cartão de crédito que temos. Na minha próxima viagem para a Alemanha, vou conhecer a Sixt. Meu marido queria alugar um carro específico e acabou achando um preço muito bom nesta locadora. Se tudo der certo, indico!

Para alugar um automóvel no exterior, precisa da Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Conhecendo melhor a PID...
"A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é o documento que habilita um cidadão a conduzir veículos auto-motores de sua categoria em territórios estrangeiros. Somente os países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e países com o Princípio da Reciprocidade, como o Brasil ou Portugal, aceitam este documento." 
Ver países da Convenção de Viena aqui.
"No Brasil, a Permissão Internacional para Dirigir foi estabelecida em 1968 pela Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, com o objetivo de facilitar a comunicação entre a autoridade estrangeira e o condutor padronizando o documento, uma tradução em várias línguas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)."
"Evitar transtornos é um dos principais argumentos em favor da habilitação internacional. Com a emissão da mesma em seu país de origem o cidadão evita procedimentos burocráticos durante a sua viagem e pagamento de taxas no exterior e já chega em território estrangeiro apto a dirigir, com documento válido para tal. Não é por si só uma autorização de condução de veículo a motor, na medida em que as autoridades fiscalizadoras de qualquer país podem eventualmente exigir a apresentação do documento nacional de condução aos condutores estrangeiros"
A PID tem o tamanho aproximado de um passaporte, com fotografia e dados de identificação. É traduzida em 7 idiomas (alemão, árabe, espanhol, inglês, francês, português e russo) e tem validade idêntica à da Carteira Nacional de Habilitação.

Reprodução: Frente da PID
Reprodução: Parte interna da PID

Meu marido e eu já alugamos carro nos EUA algumas vezes e sempre foi bem simples: reservamos pela internet, mostramos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na locadora de veículos e pronto! Saímos com o carro para nossos passeios. 
Para a Europa pode ser um pouco diferente dependendo do país.

Na viagem que faremos agora em setembro, vamos alugar carro na Alemanha, na Itália. E nos EUA. Pelo o que pesquisei, na Alemanha não vamos precisar dela. Aparentemente alugar carro lá é bem tranquilo, basta apresentar a CNH. Autobahn (rodovia) não tem limite de velocidade, mas as estradas menores a velocidade varia. A fiscalização é rígida e as multas por infração de trânsito são pesadas e devem ser pagas na hora! Na Alemanha não existe pedágio! Não é de outro mundo esse país? Cada vez encontro mais motivos para amá-lo! No entanto, no site do consulado da Alemanha no Brasil, a informação é de que é necessário a tradução juramentada em alemão da CNH ou a PDI.
Reprodução: Site do Consulado

Quanto à Itália, já li que pode ser diferente. Algumas vezes na locadora de automóveis é pedido o documento. No site do consulado brasileiro em Roma, pede-se ou uma tradução juramentada da CNH ou a PDI. Por isso, meu marido pediu a dele. 

Reprodução: Site do Consulado
Vale checar no site do consulado do país que você vai para saber da necessidade ou não da PID.

Já ouvi dizer que a PID traz mais tranquilidade se você é parado por um policial, por exemplo. Mostrando a CNH ele não vai entender muita coisa. Com a PID, terá um idioma que ele vai conseguir ler. Além disso, no caso de um acidente ou coisa semelhante, a PID traz maior segurança ao condutor para pagamento de indenizações ou algo do tipo. Bem, verdade ou não o que já li em inúmeros blogs, é melhor prevenir do que alguma coisa assim prejudicar a viagem, não é mesmo?

Como adquirir a PID?

Pode ser pessoalmente no DETRAN da sua cidade ou pela internet (site do DETRAN-SP), que eu recomendo. É só a CNH estar válida, pagar a taxa e você recebe a PDI em casa!

As taxas variam de acordo com o DETRAN local. No DETRAN de São Paulo, seguem as informações de pedido online:


Reprodução: Site do DETRAN-SP
Reprodução: Site do DETRAN-SP

Para mais informações, acessar o site do DETRAN de sua localidade.

Espero ter ajudado! Boa viagem a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário